





Exercício C.6 - Índice de Gini e Curva de Lorenz
A curva de lorenz serve para demonstrar graficamente a distribuição relativa de uma variavel num determinado dominio.
O indice de Gini serve para comparar o nivel de desigualdades, por exemplo de um conjunto de salários (como abaixo se pode verificar). Varia entre 0 e 1. Quanto mais proximo de 0 maior a homogeneidade, ou seja, neste contexto maior a homogeneidade dos salários. Por oposição mais proximo de 1 maior a heterogeneidade dos dados da distribuiçao analisada
a)
C.5 – Estatísticas de sumário, índices e taxas. Área dos municípios e população residente na Área Metropolitana de Lisboa (AML), em 1991, 2001 e 2007 (estimativa)
A AML tem tido um crescimento populacional assinalavel no contexto Português. Através dos dados abaixo podem se verificar detalhadamente as variaçoes municipais de crescimento.
a) NÃO FOI POSSIVEL EFECTUAR AS ESTATÍSTICAS DE SUMÁRIO POR NÃO TER ESSA FUNÇÃO DISPONIVEL E NÃO TER SIDO POSSIVEL INSTALAR ESSA OPÇÃO EM TEMPO ÚTIL.
b)Densidade populacional em cada um dos municípios e na AML em 1991, 2001 e 2007:
f2 - Grafico de barras horizontais:
(clicar para maior detalhe)C.4 – Pirâmide etária, Estatística de Sumário, índices demográficos
Pirâmide Etária
Pela analise da piramide etária denota-se um certo envelhecimento da população que começa a ser preocupante e que importa inverter, o que pela análise do gráfico, ainda parece ser exequivel em poucas gerações por ainda existir uma base populacional em idade de reprodução razoavel (embora já não seja a maioria mas ainda são em numero significativo). Uma analise atenta dos indices abaixo incluidos poderá dar indicações mais precisas sobre a actual situação demografica etária Portuguesa actual.
NÃO FOI POSSIVEL EFECTUAR AS ESTATÍSTICAS DE SUMARIO POR NÃO TER ESSA FUNÇÃO DISPONIVEL E NÃO TER SIDO POSSIVEL INSTALAR ESSA OPÇÃO EM TEMPO ÚTIL.
Indices:
Índice de dependência total – é a relação entre a população jovem e idosa e a população
em idade activa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com idades compreendidas entre os 0 e os 14 anos conjuntamente com as pessoas com 65 ou mais anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos. (expressa habitualmente por 100 (10^2) pessoas com 15-64 anos)
IDT = 48,73
Índice de dependência de jovens – é a relação entre a população jovem e a população em
idade activa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com idades compreendidas entre os 0 e os 14 anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos (expressa habitualmente por 100 (10^2) pessoas com 15-64 anos).
IDJ = 22,82
Índice de dependência de idosos – é a relação entre a população idosa e a população em
idade activa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com 65 ou mais anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos (expressa habitualmente por 100 (10^2 ) pessoas com 15-64 anos).
Fórmula de cálculo: IDI = [(P(65,+) / P(15,64))] * 10^ n P(65,+)
IDI = 25,91
Índice de envelhecimento – é a relação entre a população idosa e a população jovem,
definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com 65 ou mais anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 0 e os 14 anos (expressa habitualmente por 100 (10^2) pessoas dos 0 aos 14 anos).
IE = 113,57
Índice de juventude - relação entre a população jovem e a população idosa, definida
habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com idades compreendidas entre os 0 e os 14 anos e o número de pessoas com 65 ou mais anos (expressa habitualmente por 100 (10^2) pessoas com 65 ou mais anos).
IJ = 88,05
Índice de juventude da população em idade activa - relação entre a metade mais jovem e
a metade mais idosa da população em idade activa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 39 anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 40 e os 64 anos (expressa habitualmente por 100 (10^2) pessoas com 40-64 anos).
IJPIA = 105,52
Índice de longevidade - relação entre a população mais idosa e a população idosa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com 75 ou mais anos e o número de pessoas com 65 ou mais anos (expressa habitualmente por 100 (102) pessoas com 65 ou mais anos).
IL = 45,72
Índice de renovação da população em idade activa - relação entre a população que
potencialmente está a entrar e a que está a sair do mercado de trabalho, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com idades compreendidas entre os 20 e os 29 anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos (expressa habitualmente por 100 (10^2) pessoas com 55-64 anos).
IRPIA = 115,42
Índice de sustentabilidade potencial - relação entre a população em idade activa e a
população idosa, definida como o quociente entre o número de pessoas com idades
compreendidas entre os 15 e os 64 anos e o número de pessoas com 65 ou mais anos (expressa habitualmente por 100 (10^2) pessoas com 65 ou mais anos).
ISP = 385,92
Relação de masculinidade - quociente entre os efectivos populacionais do sexo masculino e os do sexo feminino (habitualmente expresso por 100 (102) mulheres).
RM = 93.79
C.3 – Gráfico de linha e Gráfico de área
Gráfico de Linha
Durante a elaboração de um Plano de Urbanização foram inquiridos 250 indivíduos, residentes na cidade, com idades entre os 18 e os 35 anos. O quadro seguinte contém a informação recolhida sobre a idade dos inquiridos.
Tabela de frequências (dados em série):
Tabela de frequências (dados classificados):
Gráfico de colunas (dados em série):
Histograma (dados classificados):
Inquérito à utilização de TIC em Portugal, em 2008
Já disponivel em:
http://www.surveymonkey.com/s.aspx?sm=Fp_2bF0w_2f_2b8w54VOFi_2fxS2zw_3d_3d
Disponivel online até 31/12/2008, com publicação de resultados a 10/01/2009
Obrigado pela colaboração!
Exercício B9
Repositórios Digitais
Os repositórios digitais, são depósitos digitais de documentos digitais ou físicos, convertidos digitalmente. No caso da UL, o repositório serve para depositar os documentos digitais resultantes da produção científica da UL, a saber:
• Teses de doutoramento
• Teses de mestrado
• Artigos em publicações periódicas nacionais e internacionais
• Relatórios técnicos, artigos em actas de conferências nacionais e internacionais
• Capítulos de livros
• Edições de autor
• Patentes
• Provas de progressão académica
• Provas de aptidão pedagógica
http://digitool01.sibul.ul.pt/R/U9G2SKY4H6HL4BCMTLFJKPJHSBF8RKV68SI19PULKK18J2UPRU-00313?func=collections&collection_id=1119
Há ainda outros repositórios digitais, nomeadamente a nível nacional, o da Universidade do Minho, com objectivos e conteúdos semelhantes aos do repositório da UL. Encontra-se organizado em Comunidades, que correspondem as unidades orgânicas da UM, que possuem inclusive paginas próprias e através das quais o deposito deverá ser feito estando as comunidades encarregues do depósito das obras que lhe forem confiadas para esse efeito.
Ajuda sobre este repositório pode ser encontrada em:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/about/index2.htm
Outros repositórios digitais:
ISCTE
https://repositorio.iscte.pt/
Universidade do Porto
http://repositorio.up.pt/jspui/
DRIVER - Digital Repository Infrastructure Vision for European Research
http://www.driver-repository.eu/
Aqui podem ser encontradas várias hiperligações para os mais diversos recursos e serviços internos e mesmo externos ao SIBUL, nomeadamente directórios, portais e motores de busca na Web. Pode-se ainda encontrar ainda uma lista de obras de referência e uma variada colecção de documentação académica de acesso livre.
Podem se ainda obter ligações para outros motores de busca e pesquisa em http://www.fl.ul.pt/biblioteca/pesquisas.htm
A ISI Web of Knowledge é uma plataforma de pesquisa, analise e partilha de informação de ciências e humanidades.
Nasceu em 2002 e desde então tem-se vindo a expandir quer em conteúdos quer em acessos, sendo que actualmente é utilizada por mais de 3550 instituiçoes de 90 paises.
Recolha de informação num catálogo em linha (on-line) de uma biblioteca.
Pesquisa bibliográfica no SIBUL - Catálogo Colectivo das Bibliotecas da Universidade de Lisboa
O que é o projecto SIBUL:
Na página do Projecto, em http://194.117.1.194/sibul/html/projecto_sibul.htm foi possível recolher as seguintes informações:
Em 1998, graças à confluência de uma série de factores conjunturais propícios e a sensibilização da equipa reitoral às tecnologias de informação como motor do desenvolvimento da informação, concretiza-se a aspiração de uma rede das bibliotecas da UL no projecto SIBUL.
Acerca dos seus objectivos foi possível recolher as seguintes informações:
• Criar e gerir o Catálogo Colectivo das bibliotecas da Universidade de Lisboa de forma a melhorar a eficácia da investigação e do ensino, aumentando os recursos disponíveis de forma imediata;
Segundo o sitio Web da SIBUL a sua organização e a seguinte:
Em termos de organização, o catálogo colectivo da UL é composto por uma base de dados bibliográfica única (partilhada por todos). Com o objectivo de manter a especificidade de cada unidade cooperante no SIBUL, em termos de política de empréstimo, aquisições, utilizadores, etc., existe uma base de dados administrativa associada a cada uma. Em termos práticos, isto permite que, sobre um único registo bibliográfico (comum a várias bibliotecas), cada biblioteca registe as suas existências ou defina diferentes políticas de empréstimo.
Usadas as expressões Aquecimento e Global separadamente, foram encontrados, respectivamente, 19 e 1971 registos com titulos com as expressões separadamente mas apenas dez onde ambas estivessem simultaneamente
d) – Pesquisa multi-campo
e) – Pesquisa multi-base
Usadas as expressões Aquecimento Global no campo frase, como índice “palavra no assunto”, como palavras adjacentes e feitas buscas em todas as bases de dados disponíveis, limitando a pesquisa à língua Portuguesa foi obtido um único resultando, diferente do resultado da alínea d).
O Ask indicou cerca de 259 000 resultados
O Google, retornou em primeiro lugar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global
O Yahoo, retornou em primeiro lugar:
http://en.wikipedia.org/wiki/Global_warming
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.”
No Google e no Yahoo pode-se ainda refinar a busca mediante vários parâmetros personalizáveis:
Localizar resultados:
Com todas as palavras…
Com a frase exacta…
Com pelo menos uma das palavras…
Sem as palavras…
E ainda por:
Língua
Região
Formato do ficheiro
Data
Ocorrências
Domínio
Direitos de Uso
SafeSearch
Diz o artigo 35º da Constituição da República Portuguesa (C.R.P.):
7. Os dados pessoais constantes de ficheiros manuais gozam de protecção idêntica à prevista nos números anteriores, nos termos da lei.
Assim, algumas das Leis mais comummente referidas são:
Bibliografia:
(hiperligações)
American Statistical Association - Ethical Guidelines for Statistical Practice
ACM Code of Ethics and Professional Conduct
International Center for Information Ethics