sábado, 11 de outubro de 2008

Ética na investigação cientifica

Exercício A2


Ética na investigação cientifica


A investigação científica deve se pautar pelos mais exigentes critérios éticos para que a sua credibilidade e respeitabilidade sejam mantidas, abrindo-se assim caminho para que futuras investigações decorram com a máxima colaboração de todos, sem quaisquer receios que os dados recolhidos sejam usados de uma forma que viole a privacidade ou confidencialidade de pessoas ou instituições. 

Para isso, deverá ainda o Investigador estar plenamente consciente das questões legais associadas à sua investigação, nomeadamente no que toca a privacidade e confidencialidade dos dados. Deve ainda garantir que os dados recolhidos não sejam seleccionados e manipulados de forma a distorcer a realidade, seja para fins pessoais ou de outrem. 

Assim sendo, Honestidade (que por sua vez leva à Confiança) é um valor fundamental num Investigador, sem a qual não poderá o mesmo efectuar uma investigação científica credível, por falta de confiança nos mais variados aspectos da mesma, desde a fonte dos dados até aos resultados.
As relações interpessoais deverão demonstrar claramente a dedicação do Geógrafo ao seu trabalho e dos outros colegas, respeitando os seus pontos de vista, discutindo abertamente as diferenças e nunca os discriminando ou difamando. Nesse âmbito, devem esforçar-se por manter uma comunidade plural, diversa e integrada.

Deve o Investigador referir claramente e sem quaisquer omissões, as pessoas, ou organizações, que contribuíram ou colaboraram para o seu trabalho de investigação, sendo que, no caso de co autoria de uma investigação, os nomes dos Investigadores devem surgir por ordem de contribuição intelectual para a investigação.

 A informação ou ideias alheias ao Investigador, devem ser representadas e/ou avaliadas justamente sem quaisquer distorções intencionais, creditando sempre aos seus autores essas ideias ou informação. São especialmente sensíveis os casos de trabalhos feitos por parte de estudantes, sendo que nestes casos não se deve usar esses trabalhos sem a prévia autorização e devido reconhecimento aos mesmos. 

Quando, no decorrer da investigação, o Investigador fizer assumpções sobre dados concretos, deve tal ser referido na investigação.

Deve o Investigador assumir total responsabilidade sobre os trabalhos que ostentem o seu nome, evitando associar o seu nome a trabalhos sobre os quais não deseje assumir responsabilidade. Deve ainda assegurar-se que das suas acções no decorrer da investigação, ainda que bem intencionadas, não prejudicarão ninguém.

São estes os princípios gerais que devem reger uma investigação cientifica, sendo que consultando os sítios indicados na bibliografia se poderão obter informações mais detalhadas


Bibliografia:
(hiperligações)

American Statistical Association - Ethical Guidelines for Statistical Practice

ACM Code of Ethics and Professional Conduct

International Center for Information Ethics